25/06/2007

Opinião #21

Cavaco Silva é o melhor presidente que já presidênciou, ou seja, para si mesmo aquilo é melhor do que foi para os outros. Talvez excepto o mandato dos passeios do soares que andar de tartaruga gigante não é para todos. Mas dum ponto de vista político, saiu-lhe melhor que a encomenda.
Tem o primeiro-ministro que ele hoje seria se o fosse e ainda consegue, não tendo supostamente poderes, dizer calmamente "Ota" para aparecerem estudos das cartolas e "aberturas", e diálogo, e lá leva a água ao seu moinho. Quando quer mesmo. E o truque é a simples mas genial gestão dos silêncios, mais que das palavras.
No livro "base" do Budismo, Tao Te King, uma passagem diz "o sábio não é aquele que sabe falar. O sábio é aquele que permanece calado". Cavaco leu e percebeu.

2 comentários:

r disse...

Com tanta concórdia, sem concordata, sobre as preferências sexuais de cada, sobre o crazy horse, que eu transfiro para o salão erótico, eis-me a discordar no presidente. Curioso é que é pela mesma razão, nisso justiça lhe seja feita.
Neste nosso mundo do "achismo" eu acho o contrário de ti.
Que estadista é afinal este Cavaco Silva?
Educado e simpático é. Que pensa do Iraque? Do Médio Oriente? que visão global do mundo? Do ambiente? Da política externa dos Estados Unidos? Do crescente aparecimento de "caudilhos" na américa do Sul?
Pensará, com certeza, mas o quê?

Churchill, pelo contrário tnha sempre algo a dizer. Até quando ditava, nu, um texto ao seu secretário, e Roosevelt entrou no quarto sem avisar, Churchill virou-se e com a presença de espírito dos grandes, disse:
- Como vê meu caro Roosevelt, não tenho nada a esconder.

Que teria dito o nosso presidente? -Deixe-me trabalhar -?

Arcebispo de Cantuaria disse...

r,
Não acho que haja discórdia. eu não digo sequer que Cavaco seja um bom presidente para nós, paenas que é um bom presidente para ele mesmo.