29/06/2007

Questionamento#4

Percebo pouco de economia. Mas gostava de entender alguns fenómenos económicos. Perceber, por exemplo, porque é que a procura não força os preços a descer. Na prática isto traduz-se na dúvida de porque é que as pessoas compram no Colombo uma peça de roupa de uma dada marca por 100 euros quando a podiam comprar no Freeport por 50. Contudo, as lojas do primeiro florescem e o segundo definha. Ou porque se compra uma t-shirt original por 50 euros quando ali na Feira de Azeitão há igual a 5 (lamento, mas a origem é a mesma, só muda quem lucra e isso a mim não me interessa patavina).
Mas é possível. Lembro-me de depois dos Jogos Olímpicos de Barcelona, toda a zona de Port Nou, assim uma espécie de Docas, ter os restaurantes, bares, discotecas, às moscas porque praticavam os preços... das Docas. Ante a perspectiva da falência, uma sinergetica baixa de preços encheu o espaço de gente a todas as horas do dia e da semana.
Do ponto de vista de quem não percebe nada de economia só encontro duas explicações. Ou há uma elite suficientemente grande que tem poder de compra para alimentar todos esses colombos, o que me deixa feliz por eles mas preocupado com o estúpido rumo que isto leva, ou então somos nós que somos totós, o que me deixa muito mais descansado.

Sem comentários: